20 de julho de 2016 Comentários (0) Artigos & Dicas, Faça Você Mesmo

6 razões para você montar sua própria bicicleta

Para alguns pilotos, você não é um legítimo ciclista a menos que você monte sua própria bike.

Isso é um absurdo, é claro, já que muitos bons ciclistas quase nunca sequer pegaram uma ferramenta para bicicletas na mão, mas há um certo nível de seriedade em montar numa bicicleta cuja vida surgiu das peças na sua garagem.

Mas há razões práticas para fazer isso. Se você quer algo feito especificamente para você, uma pintura com estilo próprio, quadro personalizado ou se simplesmente quer ver como as peças se encaixam para entender como tudo funciona depois, você já tem bons motivos para começar do zero.

Então, se você está pensando em construir sua própria bike, ao invés de simplesmente ir até uma bicicletaria e escolher uma máquina ou clicar em “comprar”, mas precisa de mais uns motivos para sair do papel, aqui vão alguns…

Especifique como você quer

Se você comprar uma bike pronto, vai adquirir especificações que viu na Bicicletaria, e que não tem muita margem para mudanças.

Mesmo em questões básicas, se você quer aquele quadro com aquelas rodas, mas prefere um câmbio Campagnolo ao invés do Shimano que vem na bicicleta, as coisas complicam.

Existem casos em que trocar uma peça de uma bike comprada pronta (para que ela se encaixe bem a você) pode ser um tanto complicado, já que os acessórios podem não ser compatíveis

Construir sua própria bike, porém te dá uma liberdade quase infinita de escolhas. Você pode eliminar partes das bicicletas comuns que normalmente você teria de enfrentar ao invés de aproveitar (rodas baratas e kits de finalização são um bom exemplo) e decidir quando e onde você quer gastar seu dinheiro. Quer economizar dinheiro por comprar um bom quadro de alumínio ao invés de um quadro de carbono para poder comprar um câmbio e rodas melhores? Vá fundo! Uma das partes mais divertidas de montar sua própria bike é escolher meticulosamente cada peça, exatamente como você quer, e não como uma marca acha que você deveria ter.

Você pode até mesmo aloprar e colocar rodas e cassete Campagnolo com um grupo Shimano se você quiser (é claro que eles devem ser da mesma velocidade para funcionar corretamente). O ponto é que mesmo que você queira fazer esquisito – ou até mesmo idiota – ninguém pode te parar. Apesar de que, em alguns casos, alguém deveria fazer isso…

Motivo de Orgulho

Qualquer um com dinheiro suficiente pode chegar a uma loja e comprar uma bicicleta (e inclusive se comprar uma bike custom, alguém teve de montá-la), mas tirar tempo para juntar as peças é um trabalho que exige amor à bicicleta.

Não importa se é uma super bike de milhares de reais ou um orçamento de algumas centenas de reais, não há nada como a sensação de subir a bordo pela primeira vez e dar a primeira volta com ela. A primeira bike que eu montei quando era adolescente foi feita com 400 libras e peças compradas no eBay pelo período de um ano, mas o sentimento de missão cumprida e orgulho não seria o mesmo, até mesmo se eu tivesse comprado uma bike 10 vezes mais cara.

É claro que sempre haverá quem diga que qualquer um pode montar uma bike, e isso é pura verdade. Mas mesmo que consigam, não fazem, então tenha orgulho de tirar tempo para fazer isso por conta própria.

Faça algo único

Vamos ser honestos, todos nós gostaríamos de ter uma bike que mais ninguém tem. Mas a maioria de nós não pode desembolsar R$ 150.000,00 em uma Sarto folheada a ouro. E mesmo que pudéssemos, existem 25 delas no mundo. Então, o próximo passo, é fazer algo único.

Existem marcas que oferecem customização da bike, mas cá entre nós, a customização segue o que eles predeterminam. Construir sua própria bike é a chance de ser criativo além do básico. Use cabos coloridos, combine as cores dos seus componentes, faça um roteamento diferenciado dos cabos, use fita de guidão com duas ou mais cores diferentes, coloque seus adesivos. Existem toneladas de maneiras de colocar a sua marca na bicicleta. Lembre-se, há apenas uma regra: certifique-se de que a bike funcione quando estiver tudo pronto.

Você vai aprender alguma coisa (ou muito)

Construir sua própria bicicleta é uma grande experiência de aprendizado, especialmente na primeira vez.  Você pode até saber como as coisas funcionam na teoria, mas você só vai aprender a apreciar uma bicicleta após 20 minutos suando para rotear um cabo até o câmbio.

Uma vez que você aprender como instalar e ajustar os câmbios, rotear os cabos, montar um movimento central e fazer tudo isso funcionar corretamente, você terá dado o primeiro passo na jornada para dominar a manutenção da bike, o que facilitará muito o resto da viagem. Além disso, uma vez que você isso, o medo diminui muito, e você vai estar consertando bikes como um mecânico de um Tour Mundial.

E não importa se as coisas não funcionarem perfeitamente na primeira vez, e de certa forma até é melhor que isso aconteça. Talvez você tenha destruído um câmbio dianteiro na primeira vez, mas você pode fazer isso de novo? Não há nenhum mal em começar tudo de novo e fazer um ajuste fino para se livrar daquele ruído incômodo no câmbio ou ajustar a engenhoca traseira até que tudo flua suave e silenciosamente.

Construir a sua própria bicicleta pela primeira vez pode parecer intimidador no começo, mas há muitos tutoriais e ajudas por aí sobre como instalar e ajustar cada minúsculo componente de uma bicicleta. Montar sua própria bike significa que você realmente começou a entender como tudo funciona, e você terá muito apreço pela sua máquina, o que também ajuda a cuidar bem dela depois.

Quadros customizados

Quando falamos em fazer sua própria bicicleta, queremos dizer escolher as peças e montá-las de uma forma totalmente sua. Mas se você quiser ir a fundo na customização você pode fabricar seu próprio quadro.

Isso inclui desde comprar quadros de fabricantes que o fazem como você quiser (como os Trek Project One, além de outras marcas que estão seguindo a ideia de oferecer bikes personalizadas), encontrar um fabricante que pegue as medidas de cada tubo e fazê-los como você quer e no material que você quer (o que pode incluir plástico e bambu).

A melhor parte de um quadro personalizado é que provavelmente será o melhor encaixe para você em uma bicicleta. Mesmo que você tenha pernas longas e braços curtos como um tiranossauro, você pode construir um quadro que se encaixe com você – sem precisar de um monte de espaçadores.

Além disso, há os esquemas de cores. Mais do que escolher uma cor de um catálogo, você pode fazer algo único e bonito, e desenhar algo que vai atrair olhares onde quer que você ande.

E é claro, se você tiver acesso a isso, pode construir seu próprio quadro. Existem fabricantes que permitem que você construa seu quadro ao mesmo tempo em que eles te ensinam a fazer isso.

E finalmente… é divertido!

Este é provavelmente o motivo mais forte para você fazer isso: é divertido!

Se você gosta de bikes e ama uma desculpa para badernar com as configurações da sua bike, montar sua bike é tão bom quanto pode parecer. Você pode fazer isso em um dia, se tiver tempo, ou pode colocar um componente de cada vez, talvez até mesmo um dia por semana. De qualquer jeito, pode brincar com todos aqueles componentes sem ninguém para te dizer o que fazer.

E parte da diversão é a satisfação. Você vai começar com um quadro e um garfo, e então, peça por peça, eles se transformam em uma bicicleta completa e funcional (ao menos é o objetivo). É claro que algumas coisas vão ser chatas, mas isso também preenche aquela vontade de muitos ciclistas de dominar seu equipamento, e isso dá muita satisfação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *