5 de setembro de 2015 Comentários (3) Artigos & Dicas

9 Dicas para pedalar melhor no calor

midnightsun-1400

As temperaturas já andam nas alturas e para os aficionados por pedal que não vão deixar seu treino, prova ou passeio diário de lado nem com o calor escaldante que vêm fazendo, existem algumas dicas bem simples que você pode usar para garantir um pedal muito mais confortável.

1 Protetor Solar

Use protetor solar, evitando assim possíveis queimaduras ou até mesmo o câncer de pele. Aproveite e leia nossos artigos mais completos sobre esse tema:

http://www.bikedica.com.br/use-protetor-solar/

http://www.bikedica.com.br/10-doencas-causados-por-excesso-de-exposicao-ao-sol/

2 Roupas adequadas

Vista roupas adequadas que ajudam na eliminação do suor e ajudam na proteção contra os raios ultravioleta, de preferência que lhe cubram por completo. Dê preferência por roupas longas.

3 Proteja sua cabeça

Lembre-se de proteger sua cabeça com lenços ou bandanas, pois é uma área que apesar de aparentar estar coberta por capacete e cabelos, partes dela acabam por ficar expostas, podendo sofrer queimaduras que podem dar problemas.

4 Se hidrate

Mantenha-se hidratado para evitar que você acabe se desidratando rapidamente e passando por maus momentos ao invés de curtir seu passeio. Caso não sinta sede, coloque seu celular despertar para cada meia hora, por exemplo, até formar o hábito e vá aumentando a quantidade de água que consiga ingerir gradualmente, mas também não exagere. Este intervalo de tempo e a quantidade de água ingerida vai depender da intensidade de sua pedalada, da temperatura e umidade do ar. Há vários artigos na internet explicando o motivo pelo qual se recomenda tomar água antes de sentir sede, até mesmo em um cotidiano sem exercício físico.

5 Se alimente adequadamente

Deixar para se alimentar só quando sentir fome pode trazer consequências para seu corpo, uma delas é a diminuição da sua energia para pedalar. As vezes não notamos que estamos nos sentindo cansados, ou as pernas pesadas demais, por conta da falta de uma pausa rápida para um lanchinho. Consuma alimentos leves, de fácil digestão e de preferência que sejam compostos em sua maior parte por água.

6 Horário

Escolha um horário adequado para o pedal. Horários entre 12:00 e 15:00 são os horários em que o sol está mais forte, então escolha sempre pedalar durante a manhã ou no fim da tarde.

7 Defina uma rota

Escolha sua rota de maneira inteligente. Subidas muito íngremes demandam muita energia. Juntando esse esforço com o sol rachando, problemas podem acontecer! Se possível também, opte por uma rota arborizada ou com bastante sombra.

8 Evite peso extra

Evite carregar peso extra, evitando um esforço desnecessário e garantindo energia para mais tempo de pedal.

9 Pedale tranquilo

Pedale sem pressa. É muito importante conhecer seus limites e leva-los em conta é mais importante ainda! Quando sentir que está cansado se passar por uma sombra pare um pouco e tome uma água, se houver algum riacho por perto de um mergulho e reponha suas energias para continuar sua pedalada tranquilamente.

3 Respostas para 9 Dicas para pedalar melhor no calor

  1. Advaldo disse:

    Muito bom !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *