Skip to content Skip to footer

Como preparar seu treino e alimentação para o Carnaval

O Carnaval já está chegando, mas os bloquinhos de rua já estão aí! Para não perder a linha e fazer bonito este ano Fúlvia Gomes, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, ensina algumas dicas saudáveis para aproveitar a todos esses blocos e festas.

“Aguentar a maratona da festa requer do folião muita energia, disposição e uma alimentação e hidratação adequada. Por isso, é importante investir na ingestão de bastante água, água de coco, e bebidas isotônicas, por exemplo, que são fundamentais”, ressalta a nutricionista.

Em relação à bebida alcoólica, muito consumida no carnaval, uma forma de minimizar a desidratação e evitar os efeitos desagradáveis do álcool pode ser, segundo a especialista, intercalar o consumo com água, sucos naturais e outras bebidas não alcoólicas.

Além disso, é preciso ficar atento aos alimentos ingeridos que devem conter cereais, fontes proteicas, frutas e vegetais. “Aposte em alimentos que são ricos energeticamente, que têm carboidratos e, se possível, também rico em fibras, como os integrais. Levar um lanche é uma boa saída para evitar a comida da rua”, comenta a especialista.

Para aguentar todas essas festas, é preciso estar com um ótimo condicionamento físico. Natalia Bruzzone, professora da Smart Fit, diz que combinar exercícios de musculação, especialmente dos membros inferiores, e de condicionamento físico é uma boa pedida. “Trabalhar o fortalecimento das pernas, quadril e coxa é importante para o corpo aguentar tantas horas em pé, em todos os dias de folia. Costas e abdômen também dão sustentação e, por isso, não devem ficar de fora das séries ”, explica Natalia. Já os exercícios aeróbicos, como transport, bike e esteira ajudam no condicionamento, completa a professora.

Confira quatro dicas da nutricionista da Bio Ritmo para aproveitar os bloquinhos de rua:

1 – Alimente-se antes de sair de casa

“Se não for possível, aposte em barrinha de cereal, biscoitos integrais, barrinhas de nuts e sementes, frutas, alimentos que não ocupem muito espaço e que você possa carregar na bolsa a caminho da folia”, reforça Fúlvia.

2 – Beba muito líquido durante a folia

A especialista explica que é preciso se hidratar corretamente. “Além da água, opte também por água de coco e suco de frutas naturais para a reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva”, comenta a especialista.

3 – Recuperar as horas de sono perdidas e repousar

A nutricionista da Bio Ritmo explica que é necessário descansar para repor as energias perdidas, por isso, evite virar noites na folia, o sono é fundamental.

4 – Vista roupas confortáveis

“Dê preferência a tecidos naturais como algodão, que permitem a transpiração da pele”, indica Fúlvia.

Agora, confira seis exercícios selecionados pela professora para preparar melhor o corpo antes do Carnaval:

1- Gêmeos Sentado

Fortalece a panturrilha. Sentado no aparelho, faça um movimento como se estivesse ficando na ponta dos pés e volte a posição inicial.

2 – Cadeira Extensora

Fortalece o músculo do quadríceps. Sentado na máquina, encoste as costas na cadeira e posicione a parte inferior da perna na alavanca acolchoada. Mova a alavanca para frente e para cima.

3 – Cadeira abdutora

Trabalha a parte interna da coxa. Sentada, faça um movimento de abrir e fechar as pernas, com o peso na parte de dentro da coxa.

4 – Remada baixa curvada triângulo

Trabalha a região das costas. Sentado, com as pernas esticadas e uma leve flexão no joelho, puxe o triângulo na direção do tórax até o cotovelo passar um pouco da linha das costas.

5 – Abdominal oblíquo solo

Deitada de lado em um colchonete, coloque a mão atrás da nuca, com o cotovelo apontando para cima. Eleve o torso em direção à perna e volte para a posição inicial.

6 – Bike

Ideal para ganhar resistência. Alterne 3 minutos de velocidade leve, de acordo com a sua percepção de esforço com 2 minutos aumentando a intensidade, deixando bem pesado, por 30 minutos.

Deixe um comentário

0/5