17 de dezembro de 2016 Comentários (0) Artigos & Dicas

Como ensinar seu filho a andar de bicicleta, sem tombos e sem dramas


Esta é uma campanha que incentiva uma forma mais simples e menos traumática de ensinar seu filho a andar de bicicleta.

Ensinar uma criança a andar de bicicleta pode se transformar em um drama para os pais. E o grande culpado por essa dificuldade de aprendizado são exatamente as 2 rodinhas de apoio que já vem acopladas a bicicleta infantil. Na realidade trata-se de um conceito equivocado, você acha que comprou uma bicicleta para o seu filho, mas na realidade comprou um triciclo, uma roda na frente e duas atrás.

Essas rodinhas de apoio impedem e inibem o aprendizado motor da criança, justamente na fase em que ela está mais apta a desenvolver essas habilidades, que vai dos 3 aos 6 anos de idade. Muitas crianças fazem uso desse triciclo infantil por muitos anos e assim acabam deixando de aprender e exercitar o equilíbrio sobre 2 rodas.

Quando a criança já esta maior, e os pais tentam tirar essas rodinhas, isso se transforma em um grande drama, pois elas ficam com medo dos tombos frequentes que vão ocorrer, ao se retirar essa muleta de apoio. Vemos frequentemente crianças de 8 ou 10 anos ainda fazendo uso destas rodinhas de apoio, ou outras com 12 anos ou mais, que já desistiram de aprender a andar de bicicleta.
Existe uma maneira muito simples de ensinar o seu filho a andar de bicicleta, sem tombos e sem dramas Quando comprar uma bicicleta infantil retire as 2 rodinhas de apoio, em seguida desmonte os pedais da bicicleta e guarde as peças em uma sacola, para usar futuramente. Sente a criança nessa bike sem pedal, de forma que ela consiga encostar os 2 pés no chão com facilidade.
Vá para o parque e estimule a criança a se movimentar sobre a bike, usando o apoio dos próprios pés, como se estivesse caminhando ou correndo. Quando ganhar velocidade proponha que ela tente tirar os 2 pés do chão ao mesmo tempo. Este aprendizado não vai provocar tombos, pois é muito fácil recolocar os pés no chão quando houver desequilíbrio.

Pronto, este treino vai proporcionar o aprendizado necessário para se equilibrar sobre 2 rodas. Esta é a Maria aos 4 anos de idade, em seu primeiro passeio em uma bicicleta com pedal. Ela não levou nenhum tombo e saiu pedalando com toda facilidade, pois já sabia se equilibrar sobre 2 rodas devido ao treino na bike sem pedal. Por via das duvidas, faça os primeiros treinos na bicicleta com pedal em uma superfície de grama, assim não é necessário o uso de nenhuma proteção, como joelheira ou cotoveleira.

Estamos fazendo uma campanha a fim de sensibilizar e convencer os fabricantes a abraçarem essa ideia, a fim de que eles interrompam gradualmente a venda das rodinhas de apoio, fornecendo a quem compra uma bicicleta infantil, um manual com esse método mais orgânico e menos traumático de aprendizado.

Caso você apoie esta campanha, assine o nosso pedido através de um like neste vídeo. Cidadania é participar das ações que ajudam a melhorar o nosso dia-dia. Uma simples atitude como esta, pode melhorar a vida de milhões de crianças que sofrem com os tombos e traumas deste aprendizado.

Por: Cobra Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *