25 de Fevereiro de 2014 Comentários (3) Treino & Saúde

Dormência nas mãos

As pernas não são as únicas a doer após uma pedalada. Seus braços, mãos e principalmente os punhos sofrem uma sobrecarga. Um dos problemas mais comuns entre os atletas que treinam muitas horas ou fazem aulas de spinning é a “dormência nas mãos” que é a sensação de formigamento na palma da mão e nos dedos, especialmente o quarto e quinto.

Características:

Essa lesão afeta um dos principais nervos do lado chamado cubital e ulnar. O ulnar passa pelo canal Guyon localizado na altura do punho e auxilia no movimento das mãos e dedos. A lesão ocorre quando uma pancada ou stress alteram o funcionamento normal do nervo, causando desconforto em toda mão.

Causas:

A compressão do nervo ulnar no canal de Guyon é uma das principais causas de dormência e geralmente ocorre durante ou após longos treinos. Isso ocorre pela pressão sobre as mãos ao segurar o guidão e pela má postura dos ombros, esta lesão é comum entre os iniciantes que ainda não encontraram a posição ideal para pedalar e até mesmo na forma de guiar, com medo de cair ou perder o controle da bike.

Prevenção:

Alterar a posição dos braços enquanto pedala. A cada 30 minutos esticar as mãos e dedos, use luvas acolchoadas que diminuam a pressão em suas mãos, além disso as luvas devem ajudar a proteger a pele contra bolhas que podem aparecer por fricção entre o guidão e a mão. É essencial que você fique bem sentado em sua bike. O selim, distância do guidão e altura devem ser ajustadas ao seu tamanho. Antes e depois de pedalar, se alongue, estique seus braços, pulsos e dedos.

3 Respostas para Dormência nas mãos

  1. Wagner Fernandes disse:

    Dormência nos pes quando pedala como acaba com isto?

  2. Wagner Fernandes disse:

    Como faço para regular a bike para meu tamanho?

    • Gilmar Rodrigo disse:

      Wagner, faça um bike fit. Você vai ter todos os parâmetros para preparar a bike pra vc: tamanho do quadro, altura do selim, tamanho da mesa..procure na NET sobre nograu bikefit, é um site… É um.começo. abraço e bons pedais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *