23 de fevereiro de 2016 Comentários (0) Artigos & Dicas

Ensinar uma criança a pedalar!

Não há muitos segredos para ensinar uma criança a pedalar. Com alguns passos simples, bastante elogio e encorajamento, a maioria das crianças podem ser ensinadas em menos de uma hora, diz Ruth Chiat, da Sustrans Bike It. Na maioria das vezes você parar de usar rodinhas também.

“Eu acho que algumas crianças vão pegar o jeito em meia hora, enquanto algumas podem levar mais tempo,” disse Chiat para a BikeRadar. “Obviamente isso requer tempo, e você vai querer partir para a parte da frenagem por causa da segurança deles. Mas uma vez que começarem, eles aprendem muito rápido.”

Aqui estão as melhores dicas de Chiat para ensinar os pimpolhos a pedalar.

Aprenda a parar antes de começar

Comece colocando a criança junto da bike. Faça ela segurar o guidão e caminhar junto com a bike, praticando acionar os freios. É um fundamento importante que ajuda a fazer com que a criança se sinta no controle.

“Elas precisam criar o hábito de usar os dois freios, e é importante colocar isso na cabeça deles”, disse Chiat.

Abaixe o selim e tire os pedais

Agora é hora de colocar a criança na bike. Chiat diz que abaixar o selim e remover os pedais para fazer a bike bem manobrável é um segundo passo muito importante. Isso ajuda a aumentar a sensação de controle e significa menos preocupação com a instabilidade na bicicleta.

Com isso eles podem se alavancar e ganhar seu próprio momento. Chiat diz que, como os pequenos se embalam cada um em seu ritmo, é importante encorajar eles a manter os pés longe do chão pelo maior tempo possível:

“Em muitos casos a criança percebe que a bike vai permanecer em pé enquanto eles estiverem se movendo, por que alguma coisa – uma sensação – parece fazer as coisas se encaixarem.”

Um pedal de cada vez

Uma vez que a criança pegou o jeito de como correr com a bicicleta e consegue percorrer uma boa distância sem colocar os pedais no chão, Chiat recomenda recolocar um pedal no lado da perna dominante (a perna com a qual ele chuta) – normalmente é a perna direita –  e continue com o esquema anterior. O pedal significa que o pequeno piloto sabe onde colocar o pé. Também significa que eles podem correr com a bike por distâncias maiores conforme a confiança deles cresce.

Chiat diz: “Isso fará com que eles consigam correr mais longe e que aprendam onde os pés devem ficar. Uma vez que você tem os dois pedais eles precisam aprender a se virar sozinhos.”

Pronto para decolagem

Com os pedais de volta na bike, é hora de pedalar. Para começar, Chiat recomenda segurar a criança por segurar as costas ou ombros delas ao lado delas enquanto elas começam a pedalar. As vezes a gravidade oferecida por uma descida leve pode ajudar.

E voilà! Depois de um pouco de prática, o pequeno iniciante vai estar pedalando no ritmo dele. Conforme eles ficam destros no pedal, Chiat diz que é importante continuar fazendo a criança parar regularmente para que eles peguem o jeito do freio ao pedalar.

“Toda vez que você pedir para eles pararem, dê alguns passos para trás para parecer que eles foram mais longe do que foram, apenas para encorajá-los”, explica Chiat. “A parte mais importante é ser positivo.”

A última palavra em estabilizadores (rodinhas)

“Várias vezes eu desaconselho pais a usarem rodinhas nas bicicletas dos filhos, por que ela encoraja a criança a achar que pode sentar na bicicleta sem ter de se equilibrar”, diz Chiat. “Isso não ajuda eles a entender o que é pilotar uma bicicleta. No entanto, o outro lado da coisa é que usar as rodinhas ajuda a criança a se acostumar com os pedais desde o começo, o que uma bicicleta de equilíbrio não faz. Então eles não são tão ruins.”

Fonte: bikeradar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *