8 de Janeiro de 2018 Comentários (0) Artigos & Dicas, Destaque, Faça Você Mesmo

FREIOS A DISCO: CHECAGEM E AJUSTES

Os freios são, sem dúvida, uma das partes mais importantes da bicicleta. Eles devem ser limpos, testados e ajustados antes de todo passeio.

Com o passar do tempo e quilômetros, os freios a disco perdem um pouco de sua eficácia, isso leva a maiores tempos de frenagem e menor controle da bicicleta.

Freios a disco utilizam pinças, presas ao quadro ou garfo, e rotores, montados nas rodas. Quando acionado, pinça aperta as pastilhas contra o rotor e a fricção resultante diminui a velocidade de giro das rodas.

Quase todas as bicicletas de Mountain Bike modernas são equipadas com freios a disco e cada vez mais, bicicletas de speed e passeio vem equipadas com essa tecnologia.

 

Com Que Frequência Checar os Freios?

Faça uma checagem básica antes de qualquer passeio. Certifique-se que os componentes mecânicos do freio estão posicionados corretamente, bem presos e funcionando livremente.

Além disso, lembre-se de levar sua bicicleta para revisão com um mecânico frequentemente.

 

Como Checar e Ajustar Freios

Checando a pinça e pastilhas

Certifique que a posição do das pinças está correta, tanto na frente quanto atrás. O cisco de freio deve ficar a mesma distância das duas pastilhas, que devem fazer contato total e simétrico com o disco.

Ajustando as pinças

Pastilhas desalinhadas causam frenagem reduzida e ruídos. O reajusto, em muitos casos, envolve o afrouxamento de alguns parafusos e a retificação manual do alinhamento da pinça.

Certifique-se também que todos os parafusos estão seguros. Partes soltas podem cair em decorrência de vibrações.

 

Como checar e limpar pastilhas de freio.

Freios a disco utilizam pastilhas que, assim como suas contrapartes automotivas, se desgastam com o uso. Pastilhas gastas resultam em frenagem ineficiente.

Para checar as pastilhas, deve-se remover a roda e observar o espaço entre a pinça. Se as pastilhas estiverem gastas, ou seja, com uma espessura total de menos de 3mm. Caso espessas o suficiente, porém lisas, com a superfície de frenagem reflexiva, devem ser desgastadas com o uso de uma lixa ou outro abrasivo.

Ruídos agudos são, frequentemente, causados por contaminação da pastilha. Óleo, até em pequenas quantidades, torna as pastilhas ineficientes. Contato direto com a pele deve ser evitado. A limpeza da pastilha deve ser feita com um pano limpo e álcool desnaturado. Após limpar as pastilhas, certifique-se de tornar a superfície de frenagem áspera com o auxílio de abrasivos.

 

Rotores

Inspecione os discos de frenagem, procurando por terra ou detritos. Olhe também o alinhamento do rotor, certificando-se que está reto, plano e alinhado com o eixo da roda.

Rotores sujos devem ser limpos com um pano e álcool desnaturado. Além de serem lixados radialmente.

 

Acionadores dos Freios

Seus acionadores podem se tornar duros ou travar, por conta de poeira e detritos. Podem também escorregar de posição no guidão. Se seus freios forem hidráulicos, procure também por vazamentos de óleo nas imediações do acionador.

Como Checar Acionadores

Para checar os acionadores, aperte-os. Com o freio completamente ativado, deve haver um espaço de 25mm entre as alavancas e o guidão. A frenagem e retenção deve também ser checada, tendo que segurar confortavelmente o peso do seu corpo em uma descida. Também deve ser checado que estão firmes, e não haverá movimento do acionador em relação ao guidão durante o percurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *