8 de Janeiro de 2018 Comentários (0) Artigos & Dicas, Destaque, Faça Você Mesmo

GUIA BÁSICO PARA MANUTENÇÃO DE BICICLETAS

Manutenção de bicicletas é um tópico com muito conteúdo, neste artigo você vai começar com o básico: inspeção antes da pedalada, parafusos de fixação, limpando e lubrificando os componentes chave.

E não se esqueça de levar sua bicicleta para manutenção em um mecânico regulamente. Se você pedala regulamente leve sua bicicleta duas vezes ao ano para ter certeza que os componentes complexos, aqueles que não são fáceis para avaliar como raios, superfícies de rolamentos, câmbios e cabos estão funcionando corretamente. Essas partes da sua bicicleta devem sempre ser ajustados por mecânicos experientes.

Inspecionando sua Bicicleta

A melhor defesa contra componentes soltos é uma rotina de inspeção antes de qualquer pedalada. Isso vai te ajudar a capturar potenciais problemas antes que eles apareçam em situações perigosas. A maiorias dos ajustes antes da pedalada podem ser feitos com um simples kit de ferramentas.

O AFC: Ar, Freios, Corrente

Tenha certeza de checar o “AFC” antes de qualquer pedalada para garantir segurança enquanto pedala.

A é para Ar:

Inflando sua roda apropriadamente te ajuda a prevenir furos. Verifique a lateral do seu pneu para verificar a pressão recomendada. Enquanto você está verificando o ar, tenha a oportunidade de verificar as alavancas de liberação rápida para ter certeza que elas estão devidamente fixadas.

F é de Freios:

Pressione seu feio dianteiro e traseiro para ter certeza que eles estão engatados e suaves.

C é de Corrente:

Verifique sua corrente e os elos. Deixando sua corrente lubrificada e limpa vai te dar mais segurança nas trocas de marchas e trazer mais durabilidade para seu câmbio.

Parafusos de Fixação da Bicicleta

As bicicletas possuem dezenas de parafusos e porcas. Manter todos os parafusos apertados é importante porque partes soltas da bicicleta podem te levar a sérios desgastes, causar má performance e criar riscos de segurança.

Consulte o manual de sua bike para verificar a pressão adequada dos parafusos. Parafusos que forem apertados mais do que o suficiente podem danificar peças ou causa falhas.

Limpando e Lubrificando sua Bicicleta

Uma manutenção programada regularmente (mensal, seminal ou dependendo da sua condição e tipo de pedala) é importante. Se você gasta muito tempo pedalando em terrenos úmidos, lamas ou se você pedala rápido e com frequência, planeje limpar sua bicicleta frequentemente.

Mantendo as partes de sua bicicleta limpas e lubrificadas é crucial para uma boa performance. Lubrificação te protege de peças que se descolam excessivamente causando desgaste pela fricção, previne que as peças “travem”  e te ajuda a manter o ferrugem e corrosão sob controle.

Seja cuidado. O excesso de lubrificação pode diminuir a performance e danificar o componente (excesso de lubrificação vai atrair sujeira e outras partículas abrasivas). Como uma regra geral, o excesso de lubrificante deve sempre ser removido antes de começar a pedalar.

Dica: Quando lubrificar uma grande quantidade de partes de uma vez, lembre-se da ordem em que você aplicou o lubrificante. Retirando o excesso de lubrificante na mesma ordem vai dar tempo para que o lubrificante mergulhe nas partes.

Suprimentos Básicos

Esses itens simples abordam a maioria das tarefas de limpeza e lubrificação de sua bicicleta:

Panos limpos:

Tenha vários desses em mãos para graxa, olho e tarefas que incluem cera para limpeza geral e secagem.

Escovas:

Tenha diferentes tamanhos e formas para alcançar lugares difíceis. Escovas de dentes antigas também funcionam bem.

Água:

Quando usada com cuidado, água pode ser muito útil, mas seja cuidadoso. Água especialmente quando vem em alta pressão pode danificar sistemas de rolamento de sua bicicleta.

Sabão / Limpador Geral:

Use sabão liquido ou limpador de bicicleta para limpar seu quadro.

Desengraxante:

Um desengraxante específico para bicicleta (evite querosene) vai limpar algumas partes de sua bicicleta como a corrente.

Lubrificante de corrente:

Lubrificando sua corrente corretamente estende a durabilidade do seu câmbio. Sempre aplique lubrificante específico para correntes de bicicleta.

Bike stand:

Vai te permitir posicionar sua bicicleta em uma posição confortável enquanto você trabalha nela. Também vai te permitir girar os pedais e remover as rodas para que você possa alcançar todas as partes sem nenhum problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *