28 de Fevereiro de 2014 Comentários (2) Sem categoria

Os 10 Mandamentos do ciclista

Quem pratica este desporto sabe que não é nada fácil competir com outros atletas em cima de uma bicicleta. Este ano senti reacções estranhas, devido ao esforço que nunca antes tinha experimentado.

Os níveis de esforço exigidos são muitas vezes violentos e só com muita capacidade de sacríficio é que se aguenta sem desistir. Esta é a primeira parte do início da vida de um ciclista – o compromisso. Quanto maior o nosso compromisso mais a nossa vida gira em volta dos três factores básicos do treino: comer, dormir e treinar!

A maior parte dos ciclistas começam a suas carreiras sem grandes sinais de talento físico e anos ilosofia de treino em 10 Mandamento

s.

1º Mandamento

– Treinar Moderadamente. O nosso corpo tem limites no que diz respeito ao endurance, velocidade e força. Não tentem muita vez os descobrir. Em vez disso treinem dentro desses limites a mior parte do tempo. Se se sentirem cansados terminem o treino antes do previsto. Devemos acabar os treinos com a sensação que poderíamos ter feito mais.

2º Mandamento

– Treinar Consistentemente. O nosso corpo cresce á base de rotinas. Desenvolve um padrão de treino que se mantenha quase o mesmo de semana para semana. Isto não significa que devemos fazer o mesmo treino todos os dias, semana atrás de semana. A variedade também promove o crescimento.

3º Mandamento

– Descansar Adequadamente. É durante o descanso que o nosso corpo adapta-se ao stress dos terinos e fica mais forte. Sem descanso não há melhorias. Muitos ciclistas descuidam-se neste ponto e pagam muito caro mais tarde. O melhor descanso que o corpo pode obter são horas de sono. O descanso faz parte integrante de qualquer plano de treinos.

4º Mandamento

– Treinar com um plano. Este ponto é fundamental para a evolução de qualquer desportista, contudo poucos o fazem. Muitos treinam desordenadamente, fazem os treinos de outros quando se encontram, não respeitam os descansos e em determinada altura, não evoluem. Sigam um plano – qualquer plano e ignorem o resto. Pode ser um plano um pouco fraco mas é sempre melhor do que não ter nada.

5º Mandamento

– Não treinar muitas vezes em grupo. Ás vezes, há uma vantagem real em treinar em grupo. Desenvolve-se habilidades, ganha-se dinâmica de corrida e o tempo passa até mais depressa! Mas muitas vezes acabamos por fazer um treino mais intenso quando estariamos mais bem servidos treino de recuperação. O ideal é andar num grupo que segue o mesmo plano (tipo equipa) em que toda a gente está a fazer o mesmo tipo de treino.

6º Mandamento

– Planear o “Pico de Forma”. O plano de treinos deverá levar-te ao teu pico de forma na altura certa. Não vaçe a pena estarmos em forma quando as corridas que queremos estar bem estão ainda longe.

7º Mandamento

– Melhore as suas fraquezas. Um ciclista que é bom a rolar, geralmente o que é que mais treina? Exacto…rolar! Está mal. Se ele é bom rolador, não necessita de mais treino nesse campo, mas sim de melhorar talvez as suas capacidades de trepador que possivelmente são fracas. Muitos ciclistas passem muito tempo a treinar aquilo em que eles já são bons e esquecem-se de melhorar as suas fraquezas.

8º Mandamento

– Confia nos teus treinos. Poucos confiam no seu treino quando chega a altura de correr. Há sempre o medo de que não se treinou o sufeciente, e acabam por exagerar na semana da corrida. São necessários 10 a 21 dias de redução de carga de treino para que o nosso corpo esteja pronto para correr, dependendo da longevidade e da intensidade dos treinos realizados. Reduzem o treino antes das grandes corridas que vão se sentir melhor!

9º Mandamento

– Ouçam o vosso corpo. Apredam a sentir o vosso corpo e saber se o treino está a ser benéfico ou não. Se não se sentirem bem ou algo diferente, não tenham receio em reduzir ou mesmo terminar o treino. Idealmente devemos treinar somente o que podemos tolerar nesse dia.

10º Mandamento

– Comprometam-se com objectivos. Se queremos correr mais depressa e mais forte esta época necessitamos de um treino diferente e até de mudanças na nossa rotina diária de vida. Analisem o que vos está a impedir de melhorar. Será pouco sono? Vão para a cama mais cedo. Ou então estão a comer muita porcaria. Se calhar deveria de fazer um pouco de treino de ginasio, ou então estou com peso a mais… depois atingem o topo da modalidade como ciclistas de elite. O treino sistemático e inteligente é a base do seu sucesso.

2 Respostas para Os 10 Mandamentos do ciclista

  1. Prycilla disse:

    Gostaria de receber dicas relacionadas a bike

  2. Saulo Ribeiro disse:

    Gostei do artigo, eu tenho o descanso exato, um treino pesado de 40 km, levo algumas bolachas e muita água, hidrotônico também ajuda, estou sempre ao limite do meu corpo, ao perceber dores constantes nos músculos depois de um bom descanso, deixo os treinos de lado, descanso, assim que parar, volto, estou sempre treinando melhorar quedas, curvas e descidas em pedras, o sprint numa rodovia reta ajuda, uma corrida a pé na montanha também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *