17 de novembro de 2015 Comentários (3) Artigos & Dicas, Destaque

Você sua bike e seu filhote! Como escolher a cadeirinha ideal

MODEL RELEASED - Eine Mutter fährt am 27.06.2012 in Ilmenau mit dem Rad, ihr neun Monate altes Kind Anton sitzt auf dem Fahrradsitz. Foto: Michael Reichel

A bicicleta pode ser uma opção de meio de transporte para adultos que queiram transportar crianças. Com as devidas precauções tomadas, sua “magrela” pode ser uma alternativa tão segura quanto qualquer outro veículo.

Para quem curte pedalar e tem filhos, levar os pequenos para dar uma volta pode ser uma experiência imprescindível para o desenvolvimento da afeição da criança pelo esporte. Para transportar crianças de forma segura, os adultos devem providenciar uma cadeirinha específica para esta finalidade. Veja abaixo:

Peso e idade da criança

O tipo de cadeirinha é determinado pela altura, idade e peso do pequeno passageiro. O ideal é escolher de acordo com o tamanho e peso da criança. Existem vários modelos. As mais novas, de até três anos, usam cadeiras que aguentam no máximo 15 kg. Depois desta idade, há uma base para a traseira da bicicleta que aguenta até 30 kg. Aqueles que são pais de duas crianças também podem carregar os dois filhos ao mesmo tempo, basta colocar uma cadeirinha na frente e outra atrás do veículo.

O momento ideal

Não é uma questão de idade e peso, mas de desenvolvimento físico. Os bebês variam muito quanto a idade e desenvolvimento, alguns são capazes de sentar sozinhos e manter o corpo estável mais rápido que outros (como se sentar no meio do tapete, brincando com brinquedos etc), que é quando eles estão prontos para andar no tipo usual de cadeira de criança para bicicletas. Normalmente, isso acontece mais ou menos aos nove meses.

Tipo de cadeirinha

As cadeirinhas mais típicas são com um encosto na posição vertical. Acontece que se você andar muito tempo com esse tipo de assento a criança pode adormecer e despencar para frente. Por isso recomendamos assentos que possuem cinto de segurança, especialmente para menores de 2 anos. A cadeirinha cinto de segurança torna viável o transporte de crianças que já conseguem se sentar no sofá por exemplo, sem cair lateralmente, ou sendo apoiado com almofadas para impedir que isso aconteça, geralmente as crianças atingem essa fase de desenvolvimento com 6 meses de idade.

Melhor cadeirinha, dianteira ou traseira?

A cadeirinha dianteira são muito populares e têm sido utilizados na Ásia e na Europa há décadas. Apesar de menos comuns na América do Norte,  quem utiliza considera que a grande vantagem da cadeira dianteira se deve à facilidade de manter os olhos na criança, possibilitando interagir e conversar com ela. Colocar e tirar a criança do assento também se torna mais fácil assim como parar e descer da bike.

A cadeirinha traseira é mais indicada para crianças maiores, que não precisam de 100% de sua atenção, atrás ela vai estar protegida de tudo que vier a frente, como sujeiras, pedras e insetos.  Existe também uma maior proteção da criança para colisões ou quedas, já que o corpo do adulto a frente vai ajudar na proteção.

Quais os riscos dessas cadeirinhas?

A cadeirinha dianteira, em caso de acidente, aumenta as chances da criança sofrer lesões nos braços e no pescoço e ainda tem o agravante do adulto poder cair em cima dela, outro risco são as rodas atingirem a criança na queda. A criança na frente também torna a tarefa de pedalar mais difícil, o que pode levar a lesões nos joelhos, deixando as pernas mais doloridas em passeios mais longos ou intensos.

Com a cadeira na traseira o maior risco é da criança colocar os pezinhos nos raios, deixando o pé preso, dói só de imaginar. Outro acidente muito comum com a cadeirinha atrás é a queda na hora de parar a bike, já que o peso vai estar concentrado na parte de trás, portando devemos ter muito cuidado na hora de descer.

E os reboques ou trailers?

Para as trilhas o ideal é o uso daqueles trailers super estilosos. Eles são considerados a maneira mais segura para se transportar uma criança. Esse tipo de carrinho é caro, e vale analisar se compensa o investimento. A criança fica atrás, o equipamento suporta em média até 45kg e é bastante bonito e confortável, até mesmo para duas crianças!

Resumindo

O assento mais seguro para o seu bebê é o que melhor se adapte ao seu tipo de bicicleta, suas necessidades e suas habilidades de ciclismo.  Você pode escolher entre cadeirinhas de bicicleta montados na dianteira, traseira e ainda no reboque, cada um com as suas próprias vantagens e desvantagens.

Alguns fatores MUITO importantes devem ser observados para garantir a segurança do mini ciclista nos pedais, como o uso de capacetes próprios para crianças, a utilização do cinto de segurança da própria cadeirinha (compre cadeirinhas próprias para o uso em bicicletas e de boa qualidade), que os pés estejam bem presos à presilha, pedalar em velocidade compatível com o local e de maneira defensiva, sempre levando em consideração e cuidando com a sua segurança e da criança.

O simples ato de colocar mais pedal na vida do seu filho, mesmo que ele não faça o exercício do pedal propriamente, ajuda no desenvolvimento e na saúde da criança, construindo uma rotina de hábitos saudáveis desde cedo, até que ele cresça e tenha a capacidade de pedalar sua própria bike.

Galeria

3 Respostas para Você sua bike e seu filhote! Como escolher a cadeirinha ideal

  1. José Augusto disse:

    Até que idade (ou tamanho) a criança pode andar na cadeirinha traseira?

    • admin disse:

      José, não é a idade que é levado em consideração, mas o peso e altura, e isso pode variar de modelo, a cadeirinha Thule por exemplo suporta até 25kg e possui ajuste de altura.

  2. Everton da Rosa disse:

    Tenho uma bike aro 26 e quero por uma cadeirinha dianteira e outra traseira. A cadeirinha dianteira não vai deixar muito apertada a direção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *